Que tal estudar um
pouco?
Procurando colaborar em
articulações de estudo de meus/minhas alunos/as compartilho aqui
algumas perguntas e comentários possíveis ao capítulo 1
“Humanidade, cultura e conhecimento” (CORTELLA, 2003).
Q1. Cortella afirma que
o conhecimento humano não é só o científico? Quais outros tipos
de conhecimento são apontados?
Q2. O ser humano não é
um animal especializado. Isso porque é capaz de se inventar, de
adaptar diferentes habitats ao que precisa. Cite três exemplos de
construções alternativas às condições naturais e que colaboram
para o bem estar e a vida dos humanos.
Q3. Do ponto de vista
da anatomia e funcionalidade do corpo humano, cite ao menos
dois fatores que são apontados no texto e que nos fizeram diferentes
dos demais animais?
Q4. Do ponto de vista
social, cite ao menos dois aspectos que colaboram para o sucesso dos
humanos segundo o texto.
Q5. Cultura é o
conjunto de conhecimentos de um grupo humano, como conhecimentos
tecnológicos, sociais, artísticos, práticos. ´/e verdade que há
muita gente que não tem cultura, como dizem tantas vezes?
Justifique.
Q6. A cultura em que
somos educados determinará quem seremos? Ou nós é que construímos
nossa cultura, nosso conhecimento e nosso modo de organizar, fazer e
resolver os desafios da vida? Quando nascemos já está conosco tudo
o que seremos? E se fôssemos educados por um grupo indígena,
seríamos diferentes? Quem inventa quem – a cultura condiciona a
pessoa ou a pessoa condiciona a cultura? Justifique brevemente sua
resposta.
Q7. As tecnologias nos
condicionam? Os avanços tecnológicos vieram para ficar, queiramos
ou não, gostemos ou não, seja para o bem ou para o mal? Ou temos o
poder de subjulgar, recusar ou subverter as tecnologias conforme
nossa vontade?
Q8. Onde está o
conhecimento: em nossas mentes ou nos artefatos que usamos
(ferramentas, tecnologias como telefone celular, cadeira...?
Q9. Cite até três
instituições que colaboram para que a pessoa humana aprenda a
cultura de nosso grupo social?
Q10. Diante da visão
de cultura como uma construção, qual o papel de uma só pessoa,
diante da cultura?
Q11. O que é
alteridade? Que lógicas e motivos levam as pessoas a insistirem em
desvalorizar quem é diferente delas? O que é etnocentrismo?
Q12. Indique verdadeiro
ou falso conforme o texto (CORTELLA, 2003).
a. ( ) - Passado é o
mesmo que atrasado e futuro nos indica o progresso.
b. ( ) -
Racionalidade leva à verdade sempre.
c. ( ) - A teoria, a
ciência, a técnica, as tecnologias levam à melhoria de vida,
sempre.
d. ( ) - A realidade
pode ser vista como algo acabado, dado.
e. ( ) - Devemos nos
apoiar no passado sem nos limitar a ele.
f. ( ) - Devemos aceitar novidades sem desprezar o que já tínhamos
e sabíamos.
Aqui vão as respostas
que eu mesmo daria às questões. Mas há outras respostas possíveis.
Se você discordar, se
tiver outros pontos de vista, ou se desejar perguntar algo, pode
escrever e postar aqui no blog.
Q1. Cortella afirma que
o conhecimento humano não é só o científico? Quais outros tipos
de conhecimento são apontados?
R1. Conhecimento
estético, religioso e afetivo.
Q2. O ser humano não é
um animal especializado. Isso porque é capaz de nos se inventar, de
adaptar diferentes habitats ao que precisa. Cite três exemplos de
construções alternativas às condições naturais e que colaboram
para o bem estar e a vida dos humanos.
R2. Ar condicionado,
irrigação de plantações, próteses dentárias.
Q3. Do ponto de vista
da anatomia e funcionalidade do corpo humano, cite ao menos
dois fatores que são apontados no texto e que nos fizeram diferentes
dos demais animais?
R3. Andar em duas
pernas e em pé deixando as mãos livres para outras coisas; ter e
desenvolver grande habilidade com as mãos, ter uma massa encefálica
maior.
Q4. Do ponto de vista
social, cite ao menos dois aspectos que colaboram para o sucesso dos
humanos segundo o texto.
R4. Ferramentas e
tecnologias são objetos que inventamos e construímos e que são
usados para coisas que só com o uso do corpo seriam difíceis ou
impossíveis; organizamos instituições como biblioteca pública,
governos executivo, legislativo e judiciário; sinal de trânsito.
Q5. Cultura é o
conjunto de conhecimentos de um grupo humano, como conhecimentos
tecnológicos, sociais, artísticos, práticos. ´/e verdade que há
muita gente que não tem cultura, como dizem tantas vezes?
Justifique.
R5. Todos têm cultura,
se considerarmos no sentido de conhecimentos.
Q6. A cultura em que
somos educados determinará quem seremos? Ou nós é que construímos
nossa cultura, nosso conhecimento e nosso modo de organizar, fazer e
resolver os desafios da vida? Quando nascemos já está conosco tudo
o que seremos? E se fôssemos educados por um grupo indígena,
seríamos diferentes? Quem inventa quem – a cultura condiciona a
pessoa ou a pessoa condiciona a cultura? Justifique brevemente sua
resposta.
R6. As duas coisas são
verdadeiras. Precisamos aprender com os demais membros de nossa
cultura e o modo como iremos agir dependerá muito do modo que o
grupo orienta e se organiza. Por outro lado, todo o conhecimento e
cultura foi inventado pelas pessoas e cabe a nós criticar tudo o que
aprendemos e escolher o que conservaremos, e o que nos posicionaremos
contra, em posição de mudar. Quem aceita tudo sem crítica e
transformação é uma pessoa conservadora. Que está aberto/a
a transformações e reconstrução cultural pode ser chamado/a de
progressista.
Q7. As tecnologias nos
condicionam? Os avanços tecnológicos vieram para ficar, queiramos
ou não, gostemos ou não, seja para o bem ou para o mal? Ou temos o
poder de subjulgar, recusar ou subverter as tecnologias conforme
nossa vontade?
R7. Nós inventamos e
construímos as tecnologias para que nos sirvam. Elas são criações
humanas e como tal, nós devemos criticá-las, fazê-las melhorar,
alterá-las, subvertê-las quando preciso.
Q8. Onde está o
conhecimento: em nossas mentes ou nos artefatos que usamos
(ferramentas, tecnologias como telefone celular, cadeira...?
R8. Em ambos. Mesmo
podendo ser subvertidas, as tecnologias carregam ideias consigo.
Q9. Cite até três
instituições que colaboram para que a pessoa humana aprenda a
cultura de nosso grupo social?
R9. Escola, família,
igreja, TV e outras mídias de massa, sindicato, coral, diretório
acadêmico...
Q10. Diante da visão
de cultura como uma construção, qual o papel de uma só pessoa,
diante da cultura?
R10. A pessoa deve
procurar aprender um pouco de tudo o que seu grupo humano sabe, mas
deve também colocar-se como alguém com possibilidade para
questionar a cultura e recriar algo, discordar, criticar.
Q11. O que é
alteridade? Que lógicas e motivos levam as pessoas a insistirem em
desvalorizar quem é diferente delas? O que é etnocentrismo?
R11. Alteridade é o
respeito e valorização de outras formas de pensar, de ser e de
comportar-se, que não seja igual às nossas. O que acontece é
chamado de etnocentrísmo, que é a característica de entendermos
que existiria somente uma cultura, e não muitas, e que essa fosse
uma construção linear e lógica. Pensando dessa maneira, as pessoas
acabam considerando que quem vai contra a cultura vigente e
hegemônica estaria sempre errado.
Q12. Indique verdadeiro
ou falso conforme o texto (CORTELLA, 2003).
a. ( ) - Passado é o
mesmo que atrasado e futuro nos indica o progresso.
b. ( ) -
Racionalidade leva à verdade sempre.
c. ( ) - A teoria, a
ciência, a técnica, as tecnologias levam à melhoria de vida,
sempre.
d. ( ) - A realidade
pode ser vista como algo acabado, dado.
e. ( ) - Devemos nos
apoiar no passado sem nos limitar a ele.
f. ( ) - Devemos
aceitar novidades sem desprezar o que já tínhamos e sabíamos.
R12. F; F; F; F; V; V
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