sexta-feira, 5 de julho de 2013

CORTELLA, 2003

Que tal estudar um pouco?
Procurando colaborar em articulações de estudo de meus/minhas alunos/as compartilho aqui algumas perguntas e comentários possíveis ao capítulo 1 “Humanidade, cultura e conhecimento” (CORTELLA, 2003).

Q1. Cortella afirma que o conhecimento humano não é só o científico? Quais outros tipos de conhecimento são apontados?

Q2. O ser humano não é um animal especializado. Isso porque é capaz de se inventar, de adaptar diferentes habitats ao que precisa. Cite três exemplos de construções alternativas às condições naturais e que colaboram para o bem estar e a vida dos humanos.

Q3. Do ponto de vista da anatomia e funcionalidade do corpo humano, cite ao menos dois fatores que são apontados no texto e que nos fizeram diferentes dos demais animais?

Q4. Do ponto de vista social, cite ao menos dois aspectos que colaboram para o sucesso dos humanos segundo o texto.

Q5. Cultura é o conjunto de conhecimentos de um grupo humano, como conhecimentos tecnológicos, sociais, artísticos, práticos. ´/e verdade que há muita gente que não tem cultura, como dizem tantas vezes? Justifique.

Q6. A cultura em que somos educados determinará quem seremos? Ou nós é que construímos nossa cultura, nosso conhecimento e nosso modo de organizar, fazer e resolver os desafios da vida? Quando nascemos já está conosco tudo o que seremos? E se fôssemos educados por um grupo indígena, seríamos diferentes? Quem inventa quem – a cultura condiciona a pessoa ou a pessoa condiciona a cultura? Justifique brevemente sua resposta.

Q7. As tecnologias nos condicionam? Os avanços tecnológicos vieram para ficar, queiramos ou não, gostemos ou não, seja para o bem ou para o mal? Ou temos o poder de subjulgar, recusar ou subverter as tecnologias conforme nossa vontade?

Q8. Onde está o conhecimento: em nossas mentes ou nos artefatos que usamos (ferramentas, tecnologias como telefone celular, cadeira...?

Q9. Cite até três instituições que colaboram para que a pessoa humana aprenda a cultura de nosso grupo social?

Q10. Diante da visão de cultura como uma construção, qual o papel de uma só pessoa, diante da cultura?

Q11. O que é alteridade? Que lógicas e motivos levam as pessoas a insistirem em desvalorizar quem é diferente delas? O que é etnocentrismo?

Q12. Indique verdadeiro ou falso conforme o texto (CORTELLA, 2003).
a. ( ) - Passado é o mesmo que atrasado e futuro nos indica o progresso.
b. ( ) - Racionalidade leva à verdade sempre.
c. ( ) - A teoria, a ciência, a técnica, as tecnologias levam à melhoria de vida, sempre.
d. ( ) - A realidade pode ser vista como algo acabado, dado.
e. ( ) - Devemos nos apoiar no passado sem nos limitar a ele.
f. ( ) - Devemos aceitar novidades sem desprezar o que já tínhamos e sabíamos.

Aqui vão as respostas que eu mesmo daria às questões. Mas há outras respostas possíveis.
Se você discordar, se tiver outros pontos de vista, ou se desejar perguntar algo, pode escrever e postar aqui no blog.

Q1. Cortella afirma que o conhecimento humano não é só o científico? Quais outros tipos de conhecimento são apontados?

R1. Conhecimento estético, religioso e afetivo.

Q2. O ser humano não é um animal especializado. Isso porque é capaz de nos se inventar, de adaptar diferentes habitats ao que precisa. Cite três exemplos de construções alternativas às condições naturais e que colaboram para o bem estar e a vida dos humanos.

R2. Ar condicionado, irrigação de plantações, próteses dentárias.

Q3. Do ponto de vista da anatomia e funcionalidade do corpo humano, cite ao menos dois fatores que são apontados no texto e que nos fizeram diferentes dos demais animais?

R3. Andar em duas pernas e em pé deixando as mãos livres para outras coisas; ter e desenvolver grande habilidade com as mãos, ter uma massa encefálica maior.

Q4. Do ponto de vista social, cite ao menos dois aspectos que colaboram para o sucesso dos humanos segundo o texto.
R4. Ferramentas e tecnologias são objetos que inventamos e construímos e que são usados para coisas que só com o uso do corpo seriam difíceis ou impossíveis; organizamos instituições como biblioteca pública, governos executivo, legislativo e judiciário; sinal de trânsito.

Q5. Cultura é o conjunto de conhecimentos de um grupo humano, como conhecimentos tecnológicos, sociais, artísticos, práticos. ´/e verdade que há muita gente que não tem cultura, como dizem tantas vezes? Justifique.
R5. Todos têm cultura, se considerarmos no sentido de conhecimentos.

Q6. A cultura em que somos educados determinará quem seremos? Ou nós é que construímos nossa cultura, nosso conhecimento e nosso modo de organizar, fazer e resolver os desafios da vida? Quando nascemos já está conosco tudo o que seremos? E se fôssemos educados por um grupo indígena, seríamos diferentes? Quem inventa quem – a cultura condiciona a pessoa ou a pessoa condiciona a cultura? Justifique brevemente sua resposta.
R6. As duas coisas são verdadeiras. Precisamos aprender com os demais membros de nossa cultura e o modo como iremos agir dependerá muito do modo que o grupo orienta e se organiza. Por outro lado, todo o conhecimento e cultura foi inventado pelas pessoas e cabe a nós criticar tudo o que aprendemos e escolher o que conservaremos, e o que nos posicionaremos contra, em posição de mudar. Quem aceita tudo sem crítica e transformação é uma pessoa conservadora. Que está aberto/a a transformações e reconstrução cultural pode ser chamado/a de progressista.

Q7. As tecnologias nos condicionam? Os avanços tecnológicos vieram para ficar, queiramos ou não, gostemos ou não, seja para o bem ou para o mal? Ou temos o poder de subjulgar, recusar ou subverter as tecnologias conforme nossa vontade?
R7. Nós inventamos e construímos as tecnologias para que nos sirvam. Elas são criações humanas e como tal, nós devemos criticá-las, fazê-las melhorar, alterá-las, subvertê-las quando preciso.
Q8. Onde está o conhecimento: em nossas mentes ou nos artefatos que usamos (ferramentas, tecnologias como telefone celular, cadeira...?
R8. Em ambos. Mesmo podendo ser subvertidas, as tecnologias carregam ideias consigo.

Q9. Cite até três instituições que colaboram para que a pessoa humana aprenda a cultura de nosso grupo social?
R9. Escola, família, igreja, TV e outras mídias de massa, sindicato, coral, diretório acadêmico...

Q10. Diante da visão de cultura como uma construção, qual o papel de uma só pessoa, diante da cultura?
R10. A pessoa deve procurar aprender um pouco de tudo o que seu grupo humano sabe, mas deve também colocar-se como alguém com possibilidade para questionar a cultura e recriar algo, discordar, criticar.

Q11. O que é alteridade? Que lógicas e motivos levam as pessoas a insistirem em desvalorizar quem é diferente delas? O que é etnocentrismo?
R11. Alteridade é o respeito e valorização de outras formas de pensar, de ser e de comportar-se, que não seja igual às nossas. O que acontece é chamado de etnocentrísmo, que é a característica de entendermos que existiria somente uma cultura, e não muitas, e que essa fosse uma construção linear e lógica. Pensando dessa maneira, as pessoas acabam considerando que quem vai contra a cultura vigente e hegemônica estaria sempre errado.

Q12. Indique verdadeiro ou falso conforme o texto (CORTELLA, 2003).
a. ( ) - Passado é o mesmo que atrasado e futuro nos indica o progresso.
b. ( ) - Racionalidade leva à verdade sempre.
c. ( ) - A teoria, a ciência, a técnica, as tecnologias levam à melhoria de vida, sempre.
d. ( ) - A realidade pode ser vista como algo acabado, dado.
e. ( ) - Devemos nos apoiar no passado sem nos limitar a ele.
f. ( ) - Devemos aceitar novidades sem desprezar o que já tínhamos e sabíamos.
R12. F; F; F; F; V; V


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