segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Política como decisão.
Brasil, Ufla (Lavras, MG), Prof. Celso Vallin (Dep. Educação), 2015-1

GDE116 – Escola e Currículo, Política e Planejamento Educacional


1. Reflexões iniciais - O objetivo dessa sequência de atividades é o desenvolvimento do tema política, como forma de decisão de interesses coletivos, sociais, e da percepção de que a história é construída por nós, sujeitos sociais, dando ênfase aos papéis da educação na contínua reconstrução social. Com isso queremos provocar reflexões críticas e problematizar temas que serão estudados na disciplina.

Pelo dicionário Michaellis (http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/) política é a arte ou ciência de governar, de organizar, dirigir e administrar nações ou instituições. Se entendemos que todas as pessoas devem ser sujeitos das decisões que lhes tocam, pensamos na democracia participativa e no diálogo democrático como base dessa política, ou como base da arte de governar, administrar. Políticas, podem ser princípios e medidas postos em prática por instituições governamentais e outras, para a equacionamento de desafios sociais. Dessa forma as políticas podem ser colocadas em forma de lei. Por isso estudaremos leis e movimentos sociais relativos à educação.

DEPENDE DE NÓS (anterior a 1997; 3 min)
– de Ivan Lins (RJ, 1945) e Vitor Martins (Ituverava, SP, 1944)

Depende de nós
Quem já foi ou ainda é criança
Que acredita ou tem esperança
Quem faz tudo pra um mundo melhor

Depende de nós
Que o circo esteja armado
Que o palhaço esteja engraçado
Que o riso esteja no ar
Sem que a gente precise sonhar


Que os ventos cantem nos galhos
Que as folhas bebam orvalhos
Que o sol descortine mais as manhãs

Depende de nós
Se esse mundo ainda tem jeito
Apesar do que o homem tem feito
Se a vida sobreviverá
Para escutar entre em <http://letras.mus.br/ivan-lins/46434/>

TRAB3 - Um desenho 
2. Questões propostas:
Quem manda na sociedade brasileira? Como manda?
Como as principais questões do coletivo da sociedade são decididas?
Quais são e como funcionam as instituições de decisão sobre as principais questões de nossa vida em sociedade?
Quais são as principais características de funcionamento e formas de ingresso nos locais de poder de nossa sociedade?

Estratégia de trabalho:
Cada estudante ou dupla deverá criar um desenho, com símbolos, nomes, flechas e ligações procurando explicar e ilustrar as questões acima.


3. Troca de ideias 
Dividindo a turma em 4 grupos, cada pessoa ou dupla apresenta seu desenho e explica.


4. Síntese coletiva 
Construir um desenho e explicação coletivos. Uma pessoa de cada um dos 4 grupos apresenta ao coletivo e explica.

TRAB4-  Anotações, memória
Para uma reorganização mental individual, rever e organizar anotações, e para ter uma memória do que cada estudante entende que seja o principal, tratado nas discussões e estudos. As anotações devem ser entregues (1 página).

Para saber mais:
FLORESTAN, 2004 (Você torce para o Brasil? Como você torce? Torce pela educação? Como?)
TV CULTURA, 2013


REFERÊNCIAS

EM BUSCA DA TERRA SEM VENENO. Documentário com direção de Noilton Nunes. Produção: Regina Abreu e Pedro Sol. Realização: Imagine Filmes. Ano: 2011. Duração: 39 minutos. Vídeo. A partir da palestra de João Pedro Stédile, líder do MST - Movimento dos Sem Terra, durante a 37a. Jornada Internacional de Cinema da Bahia em 2010. Disponível em <http://youtu.be/-u3_D-d5sAw>. Acesso em 2014.08.14
FLORESTAN Fernandes – o Mestre. Documentário. 46min. Direção, edição e pesquisa: Roberto Reis Stefanelli. TV Camara. Fev/2004. Disponível em <http://youtu.be/iJxJd0jXuWw>. Acesso em 2014.08.16.
TV CULTURA. Programa Provocações (com entrevistas feitas por Antônio Abujamra) com o líder do MST João Pedro Stédile - 08/01/2013. 25 minutos. Disponível em <http://youtu.be/rf_oVhMBtx8>. Acesso em 2014.08.12.





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